TikTok na TV: Aplicativo pode assumir o controle das smart-TVs

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TikTok ganha versão para smart TVs na tentativa de diversificar público e expandir visibilidade de criadores

Assistir a um challenge de maquiagem ou um vídeo de alguém fazendo uma dublagem divertida pode se tornar tão comum quanto acompanhar sua série favorita na Netflix. Pelo menos é o que promete o TikTok com a sua nova versão para smart-TVs.

Em dezembro de 2020, o conteúdo da rede social já estava disponível em tela grande – especialmente para aparelhos Samsung – na França, Alemanha e Reino Unido.

A mudança faz parte de um plano da ByteDance, desenvolvedora do aplicativo, para diversificar o público e expandir a popularidade dos criadores que publicam na plataforma.

Disponível para mais aparelhos

Uma novidade é que desde o início de fevereiro o compartilhamento dos vídeos também já é possível na Android TV em novelos TCL, Sharp, Phillips, Xiaomi, Panasonic, Toshiba, Sony e HISENSE.

Quem se conecta pela TV verá o conteúdo baseado nas preferências já registradas na plataforma, enquanto aqueles que escolhem não fazer o login devem acompanhar diversos vídeos sugeridos pelo próprio TikTok de acordo com doze das categorias mais populares no app.

Uma rede social para entreter a família

Em entrevista para a revista Wired UK, Rich Waterworth, diretor administrativo da TikTok no Reino Unido, afirmou que a estratégia da gigante da mídia digital é introduzir as criações dos TikTokers em um contexto de entretenimento familiar.

“Você tem essa nova dinâmica de descoberta e crescimento e empurrando as coisas para o mainstream. Quando você junta essas coisas, fica muito emocionante. Você obtém essa combinação de tendências de nicho da Internet que agora são partes principais da cultura, e permite que as pessoas as assistam juntas na tela grande”, afirmou o executivo.

TikTok pode estar em vantagem diante das concorrentes

De acordo com o centro global de pesquisa em tecnologia Omdia Research, o uso de AndroidTV na França, Alemanha e Reino Unido deve dobrar em cinco anos. Caso a previsão se torne realidade, o sistema operacional vai ser o segundo mais popular, atrás do Tizen da Samsung.

A mudança pode representar uma grande vantagem para o TikTok, segundo Omdia.

“Com possibilidade de mecanismos de ativação do modo restrito, é possível transformar o conteúdo compartilhável e do TikTok em uma experiência de visualização familiar”, afirma Fateha Begum, diretora associada para dispositivos conectados e mídia da Omdia Research.

Versão para TV pode alavancar potencial publicitário

Brendan Gahan, diretor social da Mekanism, uma agência de criação de conteúdo dos EUA, acredita que o lançamento da versão para a TV sugere as ambições publicitárias do TikTok. O especialista, em depoimento para Wired, disse que a empresa precisa aumentar o alcance de dados demográficos para alcançar mais anunciantes e aumentar a competitividade com outras plataformas líderes do meio digital. Portanto, estar na TV pode ser uma vantagem, segundo Gahan.

Além disso, manter a base de criadores seria outro objetivo do TikTok, tendo em vista que muitos têm procurado oportunidades em mídias tradicionais como TV e cinema.

Aumento na base de usuários

Dados divulgados pela Bloomberg apontam que 17 milhões, ou um a cada quatro britânicos, usaram o TikTok todos os meses durante o verão de 2020. Quatro em cada dez tinham entre 18 e 24 anos. A média de tempo superou uma hora de uso diário por usuário.

Também ouvida pela reportagem da Wired, Fateha Begum, diretora associada para dispositivos conectados e mídia da Omdia Research, ressalta o potencial de adesão por usuários de idades variadas na rede social.

“Embora isso se incline para grupos de idades mais jovens, estamos vendo o aumento de usuários únicos em todas as idades”, diz Begum.

TikTok na TV e a TV no TikTok

Waterworth acredita em uma relação muito harmoniosa entre a TV e o TikTok. Para citar como exemplo, a BBC, emissora de comunicação pública britânica, mantém nada menos que seis perfis oficiais na rede social e todas com sucesso significativo. Além disso a ITV, outra emissora do Reino Unido, é a principal tela para muitos anúncios de TV recentes do TikTok.

Oportunidades e Problemas

A reportagem da Wired também ouviu a especialista em segurança infantil Eva Fog Noer, que expôs preocupações sobre os riscos de mover o conteúdo do TikTok para a TV.

“Ter mais um dispositivo inteligente para acessar qualquer tipo de mídia social, localizado nos quartos das crianças, traz oportunidades e problemas”, diz Fog Noer.

A especialista acrescenta que somente o tempo pode revelar se aproximar os pais do consumo de mídia dos filhos deve incentivar uma conversa proativa sobre o que estão assistindo e os motivos, ou se isso fará com que as crianças fiquem ainda mais tempo sozinhas em seus quartos.

Uma pesquisa da Ofcom, agência reguladora dos serviços de comunicação britânicos, mostra que cerca de 50% das crianças de 10 anos no UK têm seus próprios smartphones, com 67% delas ttendo acesso a uma smart-TV.

“Muitos pais não entendem de tecnologia e não conhecem configurações que restringem o conteúdo”, afirmou para Wired o vice-presidente executivo do Prêmio Diana – uma instituição de caridade voltada para crianças – Alex Holmes.

A política do TikTok não aceita usuários menores de 13 anos. Os pais que impediram seus filhos de baixar o app agora podem se deparar com a versão para TV.

Para Fog Noer, existe uma diferença considerável entre assistir lgo em uma tela de 10 polegadas ou 40 polegadas.

“Com o suporte de vídeo HD recém-adicionado, os detalhes serão muito mais claros e ‘na sua cara’ – perfeito para faça você mesmo, mas não para nudez parcial ou violência, que são algo que o TikTok tenta suprimir, mas infelizmente nem sempre é possível”, afirma.

Waterworth não tem essas preocupações. O executivo do TikTok destaca a tecnologia de moderação do app e a equipe de profissionais humanos removendo vídeos que violam os termos de uso. Além disso, ele acredita que a inovação mantém o aplicativo relevante para usuários, criadores e para a própria empresa desenvolvedora.

“O que descobrimos com o TikTok como experiência e comunidade é que ele continua a evoluir e mudar.Precisamos continuar desenvolvendo e evoluindo o TikTok para torná-lo tão interessante e cumprir o potencial de sua base de criadores”, conclui o executivo.

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